Existe Trabalho Remoto no Brasil?

written in carreer, development

Essa semana aconteceu um fato bastante inusitado, enquanto lavava as louças e ouvia um cast sobre Trabalho Remoto num podcast que havia acabado de encontrar. Escutei algumas citações como “onde encontrar essas empresas que aceitam home office?” e “pouco se fala de trabalho remoto no Brasil”. Naquele momento me senti vivendo em um universo paralelo, pois estou na minha terceira experiência com uma empresa remota e grande porcentagem dos meus amigos são também programadores em times remotos.

No final daquela atividade lá na cozinha, fui direto ao titio Google pra ver se os meninos do podcast estavam certos, estavam. Encontrei poucas referências e decidi logo de cara montar uma lista de empresas que adotam o home office, utilizei o Github pra isso. Eu queria entender se realmente eu vivia numa bolha ou se teria um feedback positivo sobre aquilo e o resultado foi incrível.

Subi a lista no github somente com empresas que eu já tinha algum contato. Não sou um cara que tem muitos seguidores no Twitter, mas fiz um tweet pra divulgar. "tweet about home office"

Em exatas 24 horas eu já havia superado 114 RTs e 72 stars, um número espantoso para a minha atual presença na internet e não parou por aí. Compartilhei o mesmo link na página de facebook da Python Brasil e o resultado nas mesmas 24 horas também me espantou, aproximadamente 200 likes.

"facebook likes about home office"

Muitos feedbacks, amigos me informando que receberam currículos durante aquela semana, muitos comentários e muitas mentions diretas pra mim.

Impressionamente como algo tão simples fez um sucesso tão grande em poucas horas, sucesso o suficiente para o repositório criado ficar dois dias no Trending do Github, onde se formou uma pequena comunidade ali.

Naquelas mesmas 24 horas, foram mais de 230 stars e 31 Pull Requests aceitos, totalizando 30 empresas brasileiras cadastradas.

Hoje o projeto continua evoluindo, ideías que surgem e novos contatos chegam até mim. Mas esse não é o ponto, a grande conclusão é que sim, existe um interesse absurdo sobre trabalho remoto no Brasil, pessoas querem saber quem são essas empresas e pessoas gostam de divulgar que suas empresas adotam ou querem adotar a possibilidade de um home office.

Trabalho remoto não é uma utopia, existe e é parte do meu mundo há pelo menos 3 anos.


Comments